PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 43118 > VISITA COMGEP VISITA AS INSTALAçõES DO SENAI CIMATEC EM SALVADOR

VISITA

COMGEP visita as instalações do SENAI-CIMATEC em Salvador

Publicado: 2024-09-10 18:04:22
O propósito principal desse Acordo é de gerar conhecimento e produtos na área de saúde, fortalecendo o Complexo Industrial da Saúde (CIS) do Brasil, mais especificamente na área de medicina regenerativa

O Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, e comitiva do Comando-Geral do Pessoal (COMGEP) visitaram, no dia 09/09 as instalações do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Avançados de Saúde (ISI – SAS) – Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (SENAI-CIMATEC), em Salvador (BA). O objetivo da visita foi verificar o andamento das atividades e avaliar o resultado do Acordo de Cooperação firmado entre o Comando da Aeronáutica e o SENAI-CIMATEC,  bem como averiguar o desenvolvimento de ações nas áreas de interesse mútuo, relacionadas à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).

O propósito principal desse Acordo é de gerar conhecimento e produtos na área de saúde, fortalecendo o Complexo Industrial da Saúde (CIS) do Brasil, mais especificamente na área de medicina regenerativa. Nesse sentido, o intuito é realizar um melhor atendimento às necessidades técnicas do Sistema de Saúde da Aeronáutica (SISAU), relacionadas, prioritariamente, à área de medicina regenerativa e engenharia de tecidos.

Durante a visita guiada, que iniciou com a apresentação do portfólio da Escola Técnica, foram conhecidas, ainda, a Fábrica Modelo, a Sala dos Supercomputadores, o Laboratório de Polímeros, a Robótica Industrial, a Indústria Criativa, a Fábrica Piloto, a Planta de Manufaturada Integrada 4.0, a Planta Piloto de Montagem de Placas Eletrônicas e o Escritório Regional de Ciência e Tecnologia.

Na ocasião, o Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares destacou a importância da parceria. “A intensa evolução do SENAI-CIMATEC tem contribuído em pesquisa, desenvolvimento e inovação, agora também para a saúde, gerando oportunidades e esperanças para a população”, disse.

Projetos

A partir do Termo de Cooperação firmado entre o Comando da Aeronáutica e o SENAI-CIMATEC, por intermédio da Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA) em 2023, a Tenente Farmacêutica Sarah Brandão Palácio lidera projetos inovadores no campo da saúde, com foco no desenvolvimento de soluções terapêuticas eficazes e no fortalecimento do Complexo Industrial da Saúde (CIS) do Brasil. Um dos destaques é o desenvolvimento de curativos à base de celulose bacteriana, obtida a partir do melaço da cana-de-açúcar e enriquecida com ativos antissépticos, projetados para o tratamento de feridas de difícil cicatrização. Essa iniciativa conta com a colaboração de importantes instituições, como o Laboratório Químico-Farmacêutico da Aeronáutica (LAQFA), o Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Avançados de Saúde (ISI-SAS), o Hospital da Força Aérea do Galeão (HFAG), o Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano da UFRJ e a empresa POLISA.

Além desse projeto, a Tenente Sarah também está envolvida em estudos comparativos de performance in vitro de curativos de celulose bacteriana, tanto comerciais quanto experimentais. Outro projeto de relevância é o desenvolvimento de curativos inovadores através de bioimpressão 3D para o tratamento de queimaduras, que também envolve essas instituições parceiras.

Outras frentes de pesquisa incluem o desenvolvimento de cerâmica endodôntica com propriedades antimicrobianas, em colaboração com o HFAG e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e um projeto voltado para a regeneração óssea odontológica, realizado em conjunto com a Universidade Federal da Bahia (UFBA). Todos esses projetos visam não só promover alternativas terapêuticas avançadas e de baixo custo, mas também contribuir para o avanço da tecnologia nacional, alinhada às necessidades da Força Aérea Brasileira, especialmente na área de medicina regenerativa

Sobre o SENAI-CIMATEC

O SENAI-CIMATEC é um dos mais avançados centros de tecnologia e inovação do Brasil, dedicado à pesquisa e soluções para a indústria. Com sede em Salvador e uma equipe multidisciplinar de mais de 1000 colaboradores, a instituição privada, sem fins lucrativos, possui expertise em 44 áreas tecnológicas.

O projeto integra uma Escola Técnica, um Centro Universitário e um Centro Tecnológico, que atuam em conjunto e de forma sinérgica. Fundada em 2002, a instituição é responsável por projetos de destaque global, como o desenvolvimento do primeiro robô submarino autônomo para inspeções em águas profundas. Além da sede em Salvador, o SENAI-CIMATEC opera o complexo industrial CIMATEC Park em Camaçari e os recém-lançados campi CIMATEC Sertão e CIMATEC Mar. A instituição colabora ativamente com empresas, instituições e universidades para impulsionar a competitividade da indústria brasileira.

Além disso, em outubro de 2023 o Ministério da Defesa, o Governo da Bahia e o SENAI-CIMATEC firmaram uma parceria para realizar estudos preliminares visando a implantação de um Centro Aeroespacial na Base Aérea de Salvador (BASV). A iniciativa busca fortalecer a indústria aeroespacial no Brasil, especialmente no nordeste, com o objetivo de transformar a Bahia em um segundo polo aeronáutico no país.

Fotos: COMGEP